Grupo Alves Bandeira distinguido pela Liga dos Bombeiros

O Grupo Alves Bandeira foi distinguido com uma Menção Honrosa pela Liga dos Bombeiros Portugueses, no âmbito do Prémio Bombeiro de Mérito 2025, em reconhecimento pelo contributo prestado ao fortalecimento e apoio à missão dos bombeiros portugueses
A distinção foi entregue durante as comemorações centrais do Dia Nacional do Bombeiro, realizadas na cidade de Paredes, numa cerimónia que reuniu cerca de 600 bombeiros de todo o país e contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Luís Neves.
A atribuição desta Menção Honrosa resulta de uma proposta apresentada pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, que destacou o papel do Grupo Alves Bandeira enquanto entidade que, ao longo dos anos, tem contribuído de forma consistente para apoiar a atividade e a missão dos bombeiros junto das comunidades.
Ao longo de mais de 50 anos, este compromisso tem-se concretizado através da colaboração regular com iniciativas promovidas pelas corporações e do desenvolvimento de campanhas e ações solidárias destinadas a apoiar o trabalho dos bombeiros em todo o país.
Entre as iniciativas mais emblemáticas realizadas pelo Grupo, destaca-se a campanha nacional “Heróis Sem Capa”. Realizada em 2017, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, esta ação permitiu angariar mais de 150 mil euros em donativos, integralmente destinados a apoiar diversas corporações de bombeiros em todo o país.
Paralelamente a estes apoios e iniciativas, o Grupo Alves Bandeira desenvolveu também um modelo estruturado de parceria, denominado AB Vantagem, no qual estão hoje mais de 1.000 associações protocoladas em todo o país, entre as quais várias corporações de bombeiros, e que representa um valor global de donativos superior a 250 mil euros anuais.
Para Pedro Bandeira, administrador do Grupo Alves Bandeira, “é um verdadeiro orgulho receber esta distinção. Para nós, é também um privilégio poder estar próximos e contribuir para a missão de quem tanto dá a todos os portugueses. Por isso, hoje as minhas primeiras palavras são de admiração, gratidão e respeito pela coragem, atitude e entrega que todos os “heróis sem capa” colocam diariamente na defesa do nosso país e da vida das pessoas, seja através da assistência permanente à população ou do combate aos incêndios.”




